quarta-feira, julho 28, 2004

TV diFAMA

Abrem-se as cortinas. Começa o show. Garotos e garotas começam a cantar músicas do jeito que os produtores falaram que era certo. Roupas indicadas pelos figurinistas, passos ensinados pelos coreógrafos, todos choram ao ouvir as palmas, e vamos saber quem sai da casa.

Bah.

Não assisto o tal do Fama Show. Vejo o infame "Fama no ar" porque passa entre o Jô e o Intercine. E me dá vontade de ir cagar.

Me respondam: arte tem regra? A música deve ser cantada dessa ou daquela maneira? Por que, pra fazer o tal "sucesso", eles têm que cantar, dançar e se vestir de tal maneira?

Existe uma tênue linha que separa fazer o que gosta do que fazer sucesso.
Não estou criticando (agora, pelo menos) nenhum estilo musical: sei que existem pessoas que gostam tanto do sertanejo quanto pessoas que gostam da MPB, do death metal, do gangsta rap, do maxixe...enfim... mas o que me assusta é a tal manipulação. Porra... me deixe entender: se quero fazer sucesso tenho que usar padrões. Padrões para a voz, para os passinhos, para a fala, para o sotaque (ixe, cantar com sotaque do interiorrrr nem pensar então!), para a hora de ir ao banheiro, deve ser tudo como as gravadoras querem!

E ai de quem desobedecer. É eliminado da casa.

É só ligar o rádio pra ouvir chiados e ruídos. Até mesmo o meu amado rock and roll está empesteado de Ticos Santa Cruz e Chorões...

Se você é músico, mesmo que o que você faça seja uma merda em termos de técnica, está saindo de seus intestinos. Orgulhe-se. Haverá gente que irá curtir. Agora, se você quiser se vender...

O preço que se paga às vezes é alto demais...

O underground é legal. As gravadoras são bobas e feias.

Nenhum comentário: