terça-feira, julho 27, 2004

NOSSA LÍNGUA (?) PORTUGUESA

O maior bem de um povo é sua cultura. Historicamente, as grandes conquistas no mundo foram feitas massacrando a cultura regional dos povos conquistados. Vejam os astecas, incas e maias, conquistados pelos espanhóis; os índios conquistados pelos portugueses, e mais recentemente, o Iraque pelos Estados Unidos.
 
Tá. Vamos pegar um exemplo básico, do nosso dia-a-dia.
 
Fulano chega no shopping center e vai logo ao primeiro fast-food comer um Big Mac ou tomar um milk-shake. Depois, passa na surfwear pra ver umas roupinhas, na pet shop pra ver os bichinhos, passa no cinema pra ver aquele filme americano, falado em inglês, cheio de atores americanos com cara de nerds e bandeiras americanas, tomando a sua Coca-Cola e comendo uma Ruffles. Ou prefere um cereal bar? Bom, saindo de lá, vai à lan house mais próxima jogar Counter Strike, toma uma Sprite e vai pra casa, feliz e sorridente. Pois há coisas que o dinheiro não compra, pra todas as outras existe Mastercard.
Fulano vive uma vida on, tem grana pra gastar, só fuma cigarros light, toma whisky com Red Bull na night, detesta os losers e sonha à noite com as cheerleaders dos filmes americanos, ou com os personagens das suas séries favoritas: Baywatch e Friends.
 
E, é claro, não percebe a influência que a tal da cultura americana tem sobre sua vida.
 
Ahhh mas vc usa um nickname em ingleis na internet!!! Vc naum pode criticar isso!!! Seu loser!!!
 
O problema não é usar apelidos em inglês. É muitas vezes não falar nem o português direito e querer usar uma língua de outro país. Ah, no mais, que se foda.
 
Tio Sam deve estar sapateando no caixão do Rui Barbosa.
 
(Espera aí que vou esvaziar meu saco de vômito e já volto.)
 

Nenhum comentário: