sexta-feira, julho 23, 2004

DIGNIFICA OU NÃO?

Estou eu, aqui no trabalho, às 3:25 da madrugada, me preparando pra ir embora depois de váááárias horas extras. Mas tive uma inspiração súbita e resolvi postar. Pois por mais que uns digam que sim e outros não, a pergunta ainda não quer calar:Afinal, o trabalho dignifica ou não o homem?
Eu posso dizer que sou uma das poucas pessoas que dizem sem peso na consciência que gostam de trabalhar. Sério mesmo, é fantástico. É mais que executar uma função pra ganhar dinheiro: é como uma terapia ocupacional.
Não digo o trabalho como aquele chefe chato dando ordens o tempo todo, trabalhar sob pressão e prazos apertadíssimos. Isso é coisa pra doido mesmo. Mas sim o trabalho como quero e gosto: gosto do que faço e gosto de ver as coisas dando resultados. Talvez por eu ter uma certa autonomia quanto à minha maneira de trabalhar.
Trabalho dignifica sim o homem (entenda-se ser humano) e muito mais: cria responsabilidades. Ainda me lembro de quando estava na faculdade, intervalo de aula, conversando numa rodinha de colegas, e todos com mais ou menos 21 anos, conversando de suas ocupações. Quando chegamos pra um dos colegas e perguntamos:

-E você, o que faz da vida?
-Eu não trabalho. Só estudo.
-Como?-responderam os cinco em uníssono.-É, nunca trabalhei. Só vou querer trabalhar quando terminar a faculdade.
Detalhe: faculdade paga. Pra ele, pelo papis ou pela mamis, é lógico. Sei lá, acredito que existem realidades diferentes, níveis sociais muito diferentes, mas eu e os outros ficamos um pouco espantados. Eu mais ainda. Simplesmente não entra na minha cabeça o fato de um cara de 21 anos de idade nunca ter trabalhado na vida! Com certeza pela minha realidade ser diferente da dele.
Nada contra, nem nada a favor. Só acho que trabalhar é bem melhor que ficar sem fazer nada o dia todo. Claro que férias e fins de semana são uma maravilha. Mas como minha mãe sempre disse (e minha mãe é foda), mente vazia é a oficina do capetão.



::comentário de última hora - o sistema de comments da haloscan já está funcionando. Hoje que deu uma acalmadinha aqui no trampo que eu pude colocar.

Nenhum comentário: