O pessoal adora cuspir no prato em que come.
Reportagem que acabei de pegar no Globo Online:
Mercado pirata de PCs respondeu por 70% das vendas em 2003
Aguinaldo Novo - O Globo
SÃO PAULO - O mercado ilegal de PCs no Brasil, aqueles que são montados por empresas que não dão nota fiscal nem garantia para o produto, engoliu 70,4% das vendas no ano passado. Se o governo não apertar a fiscalização, a participação desses clones poderá chegar a 75%, o que colocará o país na liderança do ranking mundial da pirataria, desbancando a China. Este é o resultado de uma pesquisa divulgada hoje pela Abinee, que procurou mapear o prejuízo das empresas legais e apresentar propostas ao governo.
De acordo com a pesquisa, só no ano passado o volume de impostos que deixaram de ser recolhidos com a pirataria de componentes e a venda sem nota fiscal chegou a R$ 1,5 bilhão. Com a venda dos produtos piratas perde também o próprio consumidor, que corre o risco de levar para casa produtos de péssima qualidade e sem garantia.
De acordo com a pesquisa, além de usar programas piratas, a maior parte dos montadores desse tipo de equipamento recorre à compra de equipamentos contrabandeados. A pesquisa mostra que no caso de equipamentos óticos o mercado ilegal é de até 70%. Isso acaba se refletindo nos preços. Em média, a diferença de preços entre um PC clonado e um legalmente registrado é de até 41%.
Porra! Odeio esse pessoal tendencioso. Acabar com a pirataria, além de acabar com um monte de postos de emprego (informais, eu sei, mas onde se acha emprego formal nesse país?) sem mudar leis tributárias e sem incentivo à economia, não vai consertar o Brasil.
Será que esse pessoal da internet brasileira não entende que são esses "PCs clonados" que dão emprego pra eles? Sem eles o povo não teria como acessar a internet?
O Brasil é um raro fenômeno mundial na indústria da informática, onde as classes C e D têm acesso a um computador e à Internet graças a esses "computadores clonados".
Por que o governo não diminui a carga tributária sobre importação legal de peças de computador? E sobre a própria venda dos computadores? Assim os PCs de marca seriam mais baratos e todos ficariam felizes.
Ah, não, o Brasil não pode crescer. Tem a meta de inflação do FMI pra ser cumprida. Esqueci.
E quem não entendeu nada, NÃO ENTENDA COMO OFENSA, mas saia da frente da TV e estude um pouco pra entender os fatos e factóides da economia brasileira.
Nenhum comentário:
Postar um comentário